Imagem capa - Fotografia de casamento l O que não pode faltar na fotografia do seu casamento ? por Vinicius Donha
Dicas de casamento

Fotografia de casamento l O que não pode faltar na fotografia do seu casamento ?


Olá tudo bem por aí ?

Hoje escrevo aqui para tocar em um tema super importante sobre o que NÃO pode faltar em sua fotografia de casamento

Vamos lá!

Bem….como já citei em outro post, a escolha de um fotógrafo de casamento para o seu grande dia é fundamental ( se ainda não viu o post, clique aqui ), que apesar dele ( o fotógrafo) dominar este assunto,  você também precisa conhecer esses detalhes até mesmo para estar bem alinhada(o) com o seu fotógrafo.


Eu vou abordar o assunto em 3 grandes momentos: making of, cerimônia e recepção


Primeiramente é importante lembrar que seu casamento não se inicia apenas no horário do convite. Para você e seu fotógrafo ele começa bem antes…. lá no momento de sua preparação - o making of.


Durante o making of disponibilize para seu fotógrafo todos os itens, acessórios, trajes ( vestido, terno, etc ) sapato, bouquet, etc que você utilizará durante o casamento. Isso é muito importante para que ele possa registrar esses detalhes separadamente.


O processo de make e hair também deverá ser registrado pelo fotógrafo, portanto ele deverá ter liberdade para participar durante todo esse processo ( cito isso pois alguns espaços, salões, etc, solicitam aviso prévio para circulação de fotógrafos ). Durante seu making of, algo muito bacana de ser registrado é a sua interação com as demais pessoas que você irá convidar para participar com você ( madrinhas, padrinhos, daminhas, etc ), portanto não exite em incluir nesse momento tão especial essas pessoas, pois garanto que renderá fotos super especiais. 


E não poderia esquecer de falar sobre o momento em que estiver pronta (o). Nós fotógrafos sempre precisamos de uma média de 30 minutinhos para fazermos os retratos com você antes de seguir para a cerimônia. Nós sabemos que nesse momento os nervos estão à flor da pele, mas é fundamental termos esse tempo (afinal você irá querer relembrar aquele momento que esta prontinha(o) para casar né!?), portanto é super importante alinhar isso com a assessoria do dia e profissionais responsáveis por sua produção.


Na sequência do making of, temos a cerimônia e este é um dos momentos mais importantes do seu casamento


Apesar das cerimônias seguirem um padrão ( dentro de suas características, religião, etc ), é importante que seja alinhado com com o seu fotógrafo o cronograma de sua cerimônia para que ele esteja atento às entradas, cortejos, entre outros detalhes específicos, para que assim ele não esqueça de nada. Isso faz toda a diferença para que ele possa criar,  liberar atenção e dedicar sua sensibilidade à cada momento. Não se esqueça de informá-lo caso houver algum detalhe específico que deva ficar atento, caso ele não seja informado, ele estará atento a outros pontos que por padrão ele deve estar.


A decoração do local da cerimônia sempre estará em evidência, portanto esses registros não poderão faltar. Aqui como citado acima, quanto maior o detalhamento ao fotógrafo, mais personalizado será o registro, portanto não deixe de informá-lo de todos os detalhes que você colocará em sua decoração, pois assim ele irá registrar em seu checklist.

Entre a cerimônia e a recepção, não podem faltar o ensaio dos noivos e as fotos protocolares, com os padrinhos, madrinhas, etc, portanto inclua em seu cronograma no mínimo 30 min para essas fotos.


Chegamos então na recepção e festa, momento esse em que vocês já estarão mais descontraídos e sem muitos protocolos a seguir, porém cabe ao fotógrafo registrar tudo o que está acontecendo. Aqui também é importante alinhar com seu fotógrafo todos os momentos exclusivos de sua festa, tais como, dança dos noivos, retrospectiva, homenagens, discursos, fotos importantes ( como por exemplo de convidados específicos ) que você faz questão de tê-las, etc. Desta maneira ele terá em mente como tudo acontecerá e não deixará faltar nada nos registros. Assim como na cerimônia, a decoração na recepção estará em evidência, não podendo faltar nenhum detalhe nas fotos!


Por padrão um fotógrafo de casamento possui experiência para captar os detalhes que fazem parte de um casamento, portanto concentre-se em informá-lo sobre detalhes específicos que você está preparando em seu casamento ( e que fazem toda a diferença no resultado final )  e que fogem do convencional, para que assim ele não deixe de registrá-los.


Espero que tenham gostado dessas dicas!


E se surgir alguma dúvida, escreva pra gente ou deixa aqui sua pergunta nos comentários que em breve te responderemos!


Um grande beijo e até mais!

Vini Donha