Imagem capa - O que não pode faltar na organização de um casamento por Vinicius Donha
Dicas de casamento

O que não pode faltar na organização de um casamento

ORGANIZAÇÃO DE CASAMENTO PASSO A PASSO


Olá  tudo bem por ai?

Neste post, vamos conversar um pouquinho sobre como organizar as atividades do seu casamento, ou melhor, sobre seu ”projeto casamento” ( veja mais aqui sobre como criar seu projeto de casamento  ).

Ai você deve estar se perguntando, por onde começar a organizar o meu casamento?
Vamos lá, vou te dar algumas dicas e um passo a passo do que não pode faltar, para começar bem a organização do seu casamento !


ASSESSORIA DE CASAMENTO



assessora de casamento


Aconselho a você contratar uma assessoria de casamento para lhe auxiliar no planejamento e execução nesta fase de preparativos do casamento. A experiência desse(a) profissional é de extremo valor para que tudo de certo daqui até a última hora do grande dia. Ele(a) conhece os melhores fornecedores de casamento da região, além de lhe indicar os que lhe atenderão de acordo com o seu orçamento.


REVISÃO DO ORÇAMENTO



orçamento de casamento


Revise seu orçamento, pois é chegado o momento de alinhar as expectativas x realidade sobre a dimensão de seu casamento. Desde a cerimônia até a festa, tudo deve estar descrito em seu orçamento para que nada fuja do controle e quando eu falo tudo, você deve pensar em todos os detalhes, desde o local da recepção até o tipo de papelaria que será utilizada no casamento. São muitas coisas, mas esse assunto será tratado em outro post em detalhes.


LISTA DE CONVIDADOS DO CASAMENTO



lista de convidados do casamento


Esse é um assunto que assombra todos os casais e por quê? Porque o número de convidados de sua lista vai impactar diretamente no valor do seu orçamento, pois os principais contratos ( em termos de valores ) terão esse número como base de cálculo ( ex. Igrejas, buffets de casamentos, eventualmente equipes de foto e filmagem, assessoria de casamento, etc ), portanto esse é o primeiro e grande passo a ser dado. Defina com critério e com muito cuidado sua lista de convidados do casamento, pois todos os que estiverem nela devem merecer estar ali, se você tiver dúvidas sobre determinados nomes, faça uma lista paralela e após encaixar tudo e revisar as contas, vá incluindo esses nomes na lista principal caso haja margem para isso.


ESTILO DO CASAMENTO

Você deve definir o estilo do casamento. Você precisa saber exatamente como será seu casamento, se ele será um mini wedding,  destination wedding,  elopment,  se haverá cerimônia religiosa, na igreja ou não, aonde será a recepção e festa?, se será um casamento de noite ou de dia, casamento no campo ou casamento na praia, se terá um clima rústico ou clássico, etc. A partir desses inputs, você terá condições de começar a cotar seus principais fornecedores e entender a logística necessária para realizar seu casamento.


DEFINIÇÃO DOS FORNECEDORES DO CASAMENTO



fornecedores de casamento


Este é outro assunto polêmico. Existem diversas dúvidas sobre quando contratar cada fornecedor e etc , mas para mim o que você deve tomar atenção é em garantir os fornecedores que você faz questão que estejam em seu casamento. Defina uma ordem de prioridade e comece pelos de maior valor ( tanto em preço quanto valor agregado ), pois assim você terá melhores condições de negociação, parcelamento e garantirá a agenda deles para o dia. Esse mercado de casamento é muito concorrido e diversos fornecedores atendem somente um casamento por dia, por isso é importante você definir logo os seus e correr para segurar suas agendas.


A EXPERIÊNCIA DO CASAMENTO 


sucesso-no-planejamento-do-casamento


Em tudo o que eu faço ou participo, procuro perceber se todos os meus sentidos estão sendo aguçados, portanto pense nisso ao definir tudo em seu casamento. Os grandes responsáveis( não se limitando a esses ) por isso no dia do seu casamento serão:

- Local da recepção e festa do casamento:

Este será o ambiente que seus convidados ficarão a maior parte do seu casamento, portanto ele deve representar você e deve acomodar e encantar os olhos de todos que estiverem ali.


- Decoração de casamento:

Ela é responsável por aconchegar todos no local da recepção e tem o papel fundamental de dizer a todos... “ olha esse é o estilo do meu casamento “. Ela deve harmonizar o local da recepção tornando-o agradável em aspectos físicos e psicológicos ( espaço físico, cores, etc ).


- Iluminação:

Em conjunto com a decoração do casamento, a iluminação é responsável para dar o clima que você quer ao casamento, portanto pense em decoração e iluminação como uma coisa única. Eu como fotógrafo, tenho a luz como minha matéria prima básica e faço questão de conversar com o profissional responsável pela iluminação do ambiente para mostrar o que precisamos para uma fotografia harmonizada, com luzes pontuais nas mesas, nos noivos durante a cerimônia, na pista de dança, etc. A iluminação é base para o resultado final da fotografia do seu casamento, portanto ela é muito importante.


Parte Estrutural

Para que decoração e iluminação de seu casamento estejam devidamente instaladas, bem como a montagem de palco para banda, DJs, painéis, etc, você deve contratar um fornecedor para fazer a montagem da parte estrutural destes itens, pois ele garantirá a segurança do ambiente e de seus convidados.


DJ ou Banda

Seja qual for a sua escolha, DJ ou banda de casamento, tenha ciência que eles quem ditarão o ritmo da sua festa, portanto escolha muito bem esses profissionais, pois você não vai querer ver sua pista/festa esfriar no meio do período contratado vai? Então capriche na escolha e repertório, pois seus convidados esperam por isso!


Gerador de emergência:

Se o espaço escolhido para a recepção e festa do seu casamento não tiver gerador ou se o mesmo não está  incluso no pacote , alugue  um. O custo é muito baixo frente o investimento que você esta fazendo. Ele  poderá garantir que tudo funcione em caso de falta de energia no dia do  seu casamento.


- Serviços de alimentação e bebidas:

Se você quer que os convidados de seu casamento  voltem para casa falando bem de seu casamento, não erre nessa escolha. Pesquisas mostram que o sucesso de um casamento possui como um dos pilares o quesito alimentação e bebidas então seja escolhendo um chef renomado ou um serviço de catering, pesquise muito, deguste e quando aquele serviço que lhe fizer pensar.. “ como eu gostaria de voltar aqui para jantar “ ...pronto.... você encontrou!


- Doces , bem casados e bolo de casamento:

Mais um dos pilares para o dia do casamento, pois esse quesito assim como a alimentação, aguça o sentido do paladar, ou seja, seu convidado vai lembrar para sempre dele, portanto escolha a dedo quem será o responsável por essa parte tão importante do seu grande dia.

Você encontrará neste quesito diferentes fornecedores , para bolo, doces e bem casados . O importante aqui é manter a qualidade e equilíbrio nos três pontos. Para isso deguste, veja os estilos ( aqui digo estética mesmo ) e construa uma linguagem única para esses três pontos, pois com certeza marcarão seu evento na cabeça de todos.


ESSE É O DIA DO  SEU CASAMENTO

Nunca se esqueça disso. Cuide para que seu dia e de seu par, seja inesquecível, então pense em:

Local do Making Of

Tanto você quanto o seu par devem estar a vontade durante o dia do casamento, seja aonde for, portanto escolham lugares que vocês se sintam assim.

Making of da noiva

Escolha um lugar agradável que lhe acomode e lhe preste o serviço adequado ao que você procura. Durante esse dia você não deve se preocupar com nada, você é a estrela do dia. Se não escolher um local que preste esse serviço e optar por fazer em sua própria casa em um hotel, ou até mesmo no local aonde acontecerá a cerimônia, certifique-se de contratar os profissionais adequados ( make e hair, por exemplo ) que tenham essa dinâmica de atender fora de seus estúdios, pois essa equipe tem importância fundamental na garantia de seu cronograma, pois queira ou não, o dia da noiva possui seus protocolos e uma agenda que deve ser seguida a risca por esses profissionais.  Pense também em levar suas madrinhas, mãe, sogra, etc para passar esse dia contigo. Essa interação é muito bacana e importante para a dinâmica do dia da noiva , sem contar que rendem fotografias muito bacanas.

Making of do noivo

Assim como para a noiva, o noivo deve seguir todas as instruções já citadas. Adianto que o dia do noivo não possui tantos protocolos, portanto geralmente são bem mais descontraídos e livres de preocupações e regras a serem seguidas.


Preparativos para lua de mel

Comece a arrumar suas malas da lua de mel na semana do casamento e não na ultima hora, assim no dia você não terá preocupações extras e por experiência própria, isso pode lhe gerar muito stress. Muitos casais viajam na própria noite da festa do casamento e situações como esquecer itens básicos como remédios, pasta de dentes, até itens mais críticos como passaporte, por exemplo, podem lhe gerar grandes problemas.


A FOTOGRAFIA DE CASAMENTO É O QUE FICA



fotografia de casamento


Clichê ou não, é verdade. Não adianta nada você pensar em tudo isso ai em cima e esquecer ou menosprezar esse quesito. Escolha muito bem o profissional que será responsável por fotografar seu casamento, pois ele terá a grande responsabilidade de registrar a harmonia de tudo o que você pensou para o dia do seu casamento, bem como o resultado final do trabalho de todos os seus fornecedores. Além disso, ele será o responsável por registrar você e seu par dentro deste contexto, usando sua sensibilidade e técnica para isso.  Clique neste link para saber os detalhes sobre a importância dofotógrafo de casamento no seu grande dia .


Neste post relacionei os quesitos básicos para a organização do seu casamento. Em outro post disponibilizarei o check list completo para que você possa estruturar todos os passos do seu casamento !

Até lá!

Um grande beijo!

Vini