Imagem capa - Fotografia de família por Vinicius Donha
Família

Fotografia de família

Olá galera, td bem com vcs?


Hoje eu estou aqui para escrever um pouquinho sobre a minha visão da fotografia de família. Aqui não vou escrever sobre o que a família representa para mim ok? ( vou deixar isso para um outro post...e vai ser super bacana ). 


Primeiro ponto que curto muito na fotografia de família é que ela permite que eu imprima  o estilo documental no trabalho (assim como na fotografia de casamento), pois existe muita história para contar em algumas horas com uma família. 


Quem já me viu fotografando sabe que não influencio muito nas cenas, nos momentos de interação entre vocês, etc, por que disso? Por que ai esta o segredo que é documentar como vocês são no dia a dia, suas manias, seus modos de brincar, olhar, interagir, andar, falar, sorrir, etc.


Existem alguns fatores em uma fotografia que a tornam algo cativante, emocionante, etc, entre eles eu cito a beleza ( estética ) e o impacto, que também pode ser gerado através de um momento único capturado pelo fotógrafo. Quando eu estou fotografando uma família, eu estou sempre muito focado nisso...."ah Vini mas a questão da beleza é muito relativa ao local que vamos fazer as fotos, estilo da família, etc..."...bem... com relação a beleza, fatores como os citados com certeza influenciam no aspecto geral da imagem, mas não são os mais importantes em meu estilo de fotografia, porque o que proponho é entrar sua casa ( por exemplo ) e registrar como vocês são ali naquele momento, para que daqui 20 anos aquelas imagens lhe façam viajar para momentos felizes e façam você lembrar como aquele sofá que brincávamos era gostoso, ou como aquele quarto tinha uma luz gostosa no final de tarde, ou como aquele bolo na cozinha nunca faltava para o café com a vovó, etc... "Ahhhh Vini  mas e aquelas fotos bacanas em parques, praias, etc que você faz ???  "Poxa .... eu curto muito também, porque a proposta para você ir ao parque, praia, etc, ela é super bacana pois a experiência ( vejam só que aqui falo de experiência, não somente de fotografia ) é super legal, a gente corre, faz careta, brinca, sobe em árvore, o fotógrafo cai no riacho ( tem gente ai que está lendo que vai lembrar da cena ), ou seja, tiramos um dia para que vocês brinquem e interajam do jeito de vocês e como consequência a fotografia acontece. Em resumo a beleza em uma fotografia de família é construída em função da ação que esta impressa nela e ai eu entro na questão do impacto gerado pelo momento captado. 


O impacto é o ponto que eu mais busco em uma fotografia de familia , ou seja, sou muito mais focado em registrar o olhar, o toque, o sorriso ou aquele gesto que somente a sua família possui, do que qualquer outro fator, pois somente assim eu conseguirei colocar a assinatura da sua família nas fotos. Simples assim, ou seja, quero que vocês sejam vocês nas fotos, pois se eu posar vocês nas fotos, serão vocês posados por mim, com sorrisos que não são de vocês, posturas que jamais vocês fariam, etc. 


Bom...resumindo, fotografia de família para mim é: 


.....Captar o que vocês são, ao modo de vocês em um ambiente que estejam a vontade e fazendo o que curtem fazer ( seja ele na casa de vocês ou em um dia de retiro em um parque, praia e etc, para se divertirem ), para que assim eu possa imprimir nas fotos minha leitura em termos de beleza e impacto e assim poder documentar a essência de sua família através de gestos, sorrisos, olhares, abraços, etc que atravessarão o tempo com vocês e que poderão ser lembrados sempre através de uma imagem. 


".....poxa Vini que bonito isso....mas vc da umas dicas antes do ensaio em termos de look, make, etc??"... Tá eu dô...pq também ninguém merece um fotógrafo com vc as 7:30 h da manhã , tirando fotos de vc de pijama, com a cara toda amassada..etc... fiquem tranquilos que damos umas dicas do que fica legal...


Escrevi bastante né....acho que é isso..


Um grande bjo..


obs: a história do riacho é verdade...cai de costas e afundei meu corpo até a metade praticamente ... quase me quebrei... mas salvei as câmeras ( só dava eu no meio da água com os braços para cima com as câmeras no ar ) e a Dri rachando o bico....