Imagem capa - Como planejar o seu casamento passo a passo por Vinicius Donha
Dicas de casamento

Como planejar o seu casamento passo a passo


PLANEJAMENTO DE CASAMENTO


Planejamento de casamento


Ei tudo bem ?  Como anda essa nova fase dos preparativos e planejamento do casamento ?

Tenho certeza que intensa e cheia de dúvidas né ?

Bem  eu e a Dri somos um casal de fotógrafos que curte muito essa vibe de casamento e principalmente a fase dos preparativos, ou seja, a fase que antecede o casamento.  Procuramos ficar presentes, juntos aos nossos casais de noivos para que possamos ajudar no que for preciso, pois como somosfotógrafos de casamento, temos muitas referências e sabemos no final o que ficará bacana nafotografia do casamento ( clichê ou não, é o que vai ficar para sempre ), por conta disso conseguimos opinar desde questões técnicas de iluminação ( diretamente ligada à fotografia ) até papelaria do casamento ( indiretamente ligada à fotografia mas ligada ao contexto do casamento e da imagem final em si ).


PROJETO CASAMENTO


Atividades de um casamento








Falando um pouco sobre essa fase dos preparativos do casamento, sempre costumo dizer e instruir o nossos noivos a tratarem o casamento como um projeto. Sim um projeto.  E o que é um projeto?  Em sua definição, projeto é um esforço temporário com um objetivo bem definido a ser alcançado para criar um produto, serviço ou processo ao seu término.  Veja abaixo algumas características básicas de um projeto:

- Deve ter um objetivo a ser alcançado;
-Deve ter um nome;
- Possui, inicio, meio e fim, com datas determinadas;
- Deve ter um orçamento a ser cumprido;
- Deve ter uma equipe de projetos para realizar as tarefas e levar o projeto a alcançar seu objetivo;
- Deve ser gerenciado por um gerente de projetos;


O PROJETO DO SEU CASAMENTO


Save-the-date

Olhando para essa definição e características, você não pode tratar seu casamento como um projeto? Claro que pode e eu acho deve. Vou te mostrar como estruturar isso com simples exemplos. Vamos lá!

Objetivo – Realizar nosso  casamento, reunindo todas as pessoas que amamos, oferecendo a elas o melhor em termos de experiência nesse momento tão especial de nossas vidas.

Nome – O casamento do ano!

Prazo – A data do casamento será DIA / MÊS/ ANO;

Orçamento – Nosso orçamento disponível é R$ XXXX. Em outro post mostrarei a questão de estimativas e gestão financeira do seu projeto casamento;

Equipe do projeto – Os principais membros da equipe de seu projeto serão seus fornecedores, portanto os escolha bem para que eles possam dar o melhor em seu projeto. Você também  precisa definir quem serão seus aliados nesse projeto, desde os parentes, madrinhas, padrinhos, amigas (os ), etc .

Gerente do projeto – Aqui é importante definir um único nome. Sugiro que seja a noiva ou o noivo. O projeto precisa de um nome/dono  para centralizar as informações e poder ter uma visão geral de todas as situações quando o projeto crescer. Gente e ele vai crescer.... e vocês precisarão de uma pessoa coordenando as coisas em nível macro.

Viu como é simples, agora você pode dizer que  tem um grande projeto em mãos e precisa colocá-lo para rodar, “ o projeto do MEU casamento”.

Mas para colocá-lo em prática precisamos conversar um pouco mais sobre como organizar tudo isso passo a passo,  as  atividades, gestão de custos, recursos necessários, etc. Clique aqui e veja quais os próximos passos para organizar as atividades do seu casamento!

Um grande Beijo e até mais!