Imagem capa - Fotografia de casamento l A importância do Fotógrafo de Casamento por Vinicius Donha
Dicas de casamento

Fotografia de casamento l A importância do Fotógrafo de Casamento

Olá pessoal, tudo bem por ai?

Bem…. hoje estou aqui para falar um pouco sobre a importância do  FOTÓGRAFO DE CASAMENTO e a diferença que ele fará no resultado final de todo o processo. 

No mercado existem diversos profissionais altamente qualificados no segmento de fotografia, porém cada um em seu ramo específico, por exemplo, moda, still, jornalismo, etc e no meio de todos esses existe o especialista em Casamentos, portanto, acerte na escolha.

Seu casamento será composto por diversos detalhes e protocolos que deverão ser seguidos,  desde o making of dos noivos, passando pela cerimônia, fotos protocolares, ensaio pós cerimônia, festa, ou seja, até o final da recepção e somente um fotógrafo de casamentos os conhece na íntegra, portanto busque um especialista no assunto para que não falte nada em seu registro!

Sensibilidade é uma das características que distingue esse profissional, uma vez que um casamento possui emoções florescendo a cada instante e cabe a ele captá-las, portanto analise o olhar do fotógrafo e veja se ele está treinado para registrar esses momentos.

Outro ponto importante a citar é a contextualização do dia do casamento que somente um fotógrafo especializado no tema fará. Vou explicar !  Seu casamento será composto pelo trabalho de diversos profissionais e fornecedores em momentos distintos, como por exemplo, assessor, espaço, make e hair, decorador, cerimonialista, videomaker, buffet, produção, luz, DJ, banda, etc e será responsabilidade do fotógrafo de casamento , contextualizar tudo isso nos registros para que ao final você tenha a história de se casamento contada em todos os detalhes e de forma harmônica.

Um ponto que deve ser lembrado é a interação do fotógrafo com outras equipes em momentos críticos do casamento. Como assim??!!! Vamos lá: Durante o making of, cerimônia, recepção, haverão outras equipes trabalhando ao mesmo tempo com o fotógrafo, ex. a equipe de make e hair, videomakers, celebrante, etc. É extremamente importante que haja sinergia entre esses profissionais para que um não atrapalhe o outro. Esse é mais um importante motivo para a escolha de um profissional especialista em fotografia de casamentos, pois ele conhece técnicas de posicionamento, tempos e movimentos de um casamento e isso faz toda a diferença para que ele passe despercebido, não interfira no resultado do trabalho de outros profissionais e garanta um registro perfeito dos momentos mais importantes do dia.

E lembre-se, seu casamento não durará somente o tempo de festa contratado, para você e seu fotógrafo, ele começará no making of. Perceba que esse profissional ficará de pé, para lá e para cá, abaixando, subindo , descendo, etc por mais de 10 horas, ou seja, existe todo um cuidado e preparo físico /mental que somente esse profissional possui, portanto, isso também é um diferencial do fotógrafo de casamento

O que vou falar agora será bem clichê, mas os clichês funcionam, rs….. pois bem….a fotografia de seu casamento é o que ficará para sempre e por trás do resultado deste trabalho, existe muito estudo, dedicação, investimento em equipamentos específicos e dedicados para fotografia de casamentos, portanto esse por si só é um grande motivo para escolher um profissional especializado neste tipo de evento. 

Ufa...escrevi muito né?!…

Bem.... resumindo tudo então, abaixo seguem alguns dos principais motivos para ter um fotógrafo especializado em casamentos no seu casamento:

1- Escolha seu fotógrafo pela especialidade que ele carrega, no caso - casamentos;

3- Pense na história do seu casamento e que será responsabilidade do fotógrafo contextualizar tudo nos registros. Um fotógrafo de casamentos conhece os protocolos e momentos específicos de um casamento e dessa forma cobrirá tudo em seu trabalho;  

2- O fotógrafo de casamento está preparado para a rotina do grande dia ( mais de 10h de trabalho ), fisica e psicologicamente;

3- A sensibilidade do fotógrafo de casamentos está sempre presente em seu trabalho, pois essa é uma característica é um pré-requisito importantíssimo desse profissional;   

4- Um fotógrafo de casamentos é como um camaleão, ou seja, passa despercebido e não atrapalha outros profissionais durante o dia do seu casamento ;

5- Clichê ou não, a fotografia do seu casamento ficará para sempre e tenha em mente que por trás de um click há muito estudo, investimento e dedicação por parte do fotógrafo de casamento que você escolher, portanto, faça a escolha certa contratando um profissional dedicado à essa especialidade. 

Um grande beijo e até mais!

Vini Donha