Imagem capa - Fotografia de casamento por Vinicius Donha
Casamentos Reais

Fotografia de casamento

O que falar deste tema que já é tão discutido no meio e por todos ?!

Quando iniciei minha carreira de fotógrafo, bati de porta em porta de grandes nomes da fotografia e equipes para pedir um estágio, etc. Muitos não me responderam até hoje ( e olha que já fazem alguns anos ) mas uma resposta que tive, na verdade veio como uma pergunta...esse cara me perguntou ...

..."Vini você esta começando na fotografia agora e que bacana que me procurou....mas tenho um pergunta para você... por que fotografia de casamento?

Aquilo me deixou sem respostas...porque hoje eu vejo que naquela época eu não fazia idéia do que a fotografia de casamento representava em minha vida. Só sabia que eu queria aquilo para minha vida.

Aprendi muito de lá para cá, já fiz muitos casamentos e hoje entendo o que a fotografia de casamento representa para mim. 

Primeiramente aprendi que a fotografia de casamento é algo incrível que me permite a liberdade que sempre quis de criação, pois meu foco sempre foi buscar captar bons sentimentos, felicidade, entre outros , unindo a uma estética equilibrada, bonita e agradável fotograficamente falando e o casamento trás e nos permite tudo isso.

Outro ponto é que sempre quis contar histórias ao invés de simplesmente registrar momentos e o casamento por si só é "A" história a ser contada. 

Além da questão de estar presente no dia do casamento contando a história das pessoas, existe a troca com essas pessoas, que começa na primeira reunião, segue pelo pré-wedding e chega ao dia do casamento, continuando até a entrega do material e etc, ou seja, eu como fotógrafo agora faço parte da história e isso é muito louco porque me envolvo de uma tal maneira que no dia do casamento me sinto como um convidado que está ali registrando tudo.

E gente, é assim que me sinto a cada casamento que fotografo, pois é isso. Isso é ser fotógrafo de casamento....  as pessoas me colocam ali, confiam no meu olhar e querem que eu registre tudo sob meu ponto de vista. 

Com tudo isso, hoje eu consigo responder a pergunta que me foi feita há anos atrás..."por que fotografia de casamento?"

R. Por que ela me trás a alegria de participar, registrar e contar a história de pessoas incríveis em um dos momentos mais felizes das vidas delas, aonde ali eu posso ser criativo e expressar o que foi esse pedacinho da vida dessas pessoas sob o meu olhar. 

E a todos os que estão buscando por fotógrafo de casamento, pensem nisso, vocês estão colocando uma pessoa ali para registrar sob o olhar dela ( que é carregado por todas as suas crenças, experiências, valores, etc ) o grande dia de vocês, portanto escolham um fotógrafo que tenha seu estilo, que entenda suas expectativas e que expresse através de suas fotos o que lhe atrai em termos de sensibilidade, beleza e equilíbrio entre esses dois fatores dentro de uma imagem.

Um grande beijo.

Vini