Imagem capa - Casamento no campo l Dicas que você não pode perder por Vinicius Donha
Dicas de casamento

Casamento no campo l Dicas que você não pode perder

Quer se casar no campo?

Se você sonha em casar no campo, você não pode deixar de ler esse post pois vou dar algumas dicas deste queridinho das noivas que é o casamento no campo.

Como sou fotógrafo e tenho experiência no que fica bacana ou não na estética do casamento, aqui tratarei de aspectos que de forma direta influenciarão no resultado final da fotografia do seu casamento, ok?

Como já tratamos no post sobre planejamento de casamento , o casamento no campo é um estilo de casamento que deve estar alinhado ao seu estilo.  Deve ser uma escolha baseada com seus costumes, seus ideais, sua rotina etc, o que quero dizer é que se casar no campo imprime uma identidade em sua cerimônia de casamento, decoração, festa, etc, portanto tudo isso deve se conversar e falar a sua linguagem.

Muitas pessoas confundem o casamento no campo com casamento de dia. É preciso falar que são coisas diferentes, pois você pode casar no campo durante o dia, ou durante a noite, ou uma mescla dos dois, o que geralmente acontece, pois muitas cerimônias acontecem durante o dia e a festa se estende até a noite, portanto pense nisso quando procurar esse estilo de casamento!

Quando se trata de casamento no campo, geralmente as locações ( espaços de eventos, buffets, etc ) cercadas de muita natureza, verde, etc,  o que diretamente influencia ( de forma positiva ) na decoração, e contextualização do casamento. Conte com isso ao seu favor!

Vou listar agora algumas dicas que lhe ajudarão na organização do seu casamento no campo. Vamos lá!

 

Local da cerimônia/recepção 


Local da cerimônia para casamento no campo


Hoje em dia a procura por locais que realizam casamento no campo é muito grande, então minha primeira dica é, de a prioridade na contratação do espaço.

Ao contratar o espaço,  pense na logística que você terá durante o dia, pois o dia da noiva e o dia do noivo acontecerão em paralelo e tudo deve estar planejado no cronograma do casamento, distâncias, tempos entre os locais, etc.

Entenda a logística do dia para os convidados do casamento, será complicada? Os acessos para o local são bons? Você precisará fazer um mapa para entregar junto com o convite? Lembre-se, geralmente esses locais são mais afastados  das grandes cidades e que muitas vezes não possuem estradas pavimentadas, etc!

Para facilitar as coisas, muitos desses locais ( chácaras, sítios, fazendas, hotéis, etc ) possuem espaços reservados ( e inclusos nos pacotes ) para realizar o dia da noiva e do noivo, o que ajuda demais no planejamento do casamento e economiza um tempo tremendo no dia. Pense nisso!

Geralmente o casamento no campo acontece em áreas abertas, em jardins, em meio a natureza, etc, portanto procure saber se o local possui um plano B em caso de chuvas, pois isso deve ser um diferencial na hora de você escolher o espaço ideal e tenha certeza que fará toda a diferença se for necessário.

E eu não poderia deixar de falar que somado a todos esses pontos, o espaço tem que lhe encantar, tem que estar alinhado com tudo o que você espera para o grande dia.

Eu como fotógrafo de casamento posso dizer com propriedade que os casamentos no campo rendem imagens lindas, com contrastes e luzes que são característicos deste modelo de casamento e que particularmente eu curto demais o resultado final.

 

Iluminação


Iluminação para casamento no campo

Eu como fotógrafo,  tenho a luz como matéria prima para o meu trabalho e quando falamos em casamento no campo, as alternativas e possibilidades são várias nesse quesito.

Casar no campo te permite casar durante o dia, ou seja, ter a luz do sol, infinita que dará um clima exclusivo ao seu casamento, pois a luz do sol é única a cada dia, em cada local, etc.

Se escolher casar no campo durante a noite, vc terá um clima todo seu, com a iluminação que você escolher ( pode ser varal de luzes, luzes de gambiarra, etc  ), aconchegante, etc.

E porque não mesclar tudo isso?? escolhendo se casar ao final de tarde, aproveitar o por do sol e ir noite a dentro com a festa, BINGO!!!! Tudo em um pacote só!

Tenha a atenção em alinhar tudo isso com seu fotógrafo, pois posição do sol, horário do por do sol, iluminação campestre, etc, são pontos que ele deve conhecer e dominar para que você tenha o melhor resultado na fotografia do casamento!


Decoração 


Decoração de casamento rústica no campo

Esse é outro ponto que faz toda a diferença em um casamento no campo e aqui é importante definir se você se casará durante o dia ou durante a noite, pois a decoração trará todo o clima que você deseja.

Existem diversos estilos de decoração, porém a decoração rústica é a que mais se adapta a este estilo de casamento, uma vez que em meio à natureza ela se torna completamente adaptativa, podendo variar de algo mais simples puxado para o delicado, aonde o menos é mais,  até uma decoração boho, country, etc. A dica aqui é definir a palheta de cores do casamento, e em cima disso trabalhar nas flores, arranjos,etc. Abuse das mesas de madeira grandes, comunitárias, pergolados, varais de velas, caminhos com florais, etc. De asas a sua imaginação, mas sempre com a empresa de decoração ao seu lado para validar a viabilidade de tudo isso!

Se for casar no meio do dia, não se esqueça do sol, calor e tudo mais, pois isso impacta diretamente na durabilidade de sua decoração, sendo mais especifico nos arranjos de flores e também no visual do espaço caso você opte por contratar ombrelones, sombreros, etc!

 

 

Casar no campo de dia ou de noite? 


casamento no campo de dia casamento no campo de noite

Agora com a união dos pontos discutidos ai em cima, defina se seu casamento será de dia ou de noite, sempre lembrando que durante o dia sua decoração e a natureza ganharão espaço e durante a noite o requinte das luzes artificiais e o aconchego da decoração farão a diferença, porém independente da escolha, tenho certeza que tudo ficará lindo.

 

Trajes para casamento no campo


vestido de noiva para casamento de dia terno de noivo para casamento de dia

Bem...eu sou suspeito para falar desse assunto, pois como fotógrafo de casamento eu curto contrastes, cores, etc e o casamento no campo, principalmente durante o dia, realça tudo isso, mas uma coisa deve prevalecer neste quesito, o estilo do casal.

Lembre-se que o casamento no campo te permite usar trajes mais leves e menos informais, que combinem com a natureza e aqui incluo desde vestido de noiva ( ou terno no caso no noivo ) até os acessórios de cabelo, sapatos, etc.

Fique atenta(o) na paleta de cores do seu casamento, para que você possa alinhar a cor dos vestidos das madrinhas, roupas dos padrinhos, pajens, daminhas etc.

É muito importante lembrar que estilo é tudo e unido ao bom gosto de vocês poderá fazer a diferença no dia do casamento.

Por eu ser fotógrafo de casamento a questão estética é algo que sempre prezo  e pode ter certeza que quando os trajes,cores, acessórios conversam com o ambiente e com o contexto do casamento, o resultado final da fotografia é sensacional, portanto se for casar no campo, entenda o contexto do ambiente ( natureza, rústico, boho, delicado, etc ) e busque trajes que conversem com com ele..... vc irá acertar em cheio ! 

 

Pista de dança 


pista de dança de casamento no campo de dia

Quando a pista de casamento abre é aonde a mágica acontece e a galera se solta. Casar no campo, abre um leque muito variado de opções quanto ao clima que a música trará para a festa, podendo variar de voz e violão para um clima mais tranqüilo, até uma balada ao ar livre quando a noite cair. Independente da escolha a faça de acordo com o seu estilo e estilo de seus convidados ( pois a festa também é para eles ), porém fique atenta(a) quanto a iluminação e estrutura que o espaço escolhido lhe oferecerá na pista de dança, pois se a mesma for ao ar livre, busque sempre ter uma boa estrutura de iluminação para que suas fotografias saiam perfeitas, pois pelo contrario, você não terá fotos impactantes deste momento tão especial  do seu casamento e posso te garantir que ele rende grandes fotos.

Espero que você tenha gostado e possa utilizar essas dicas no planejamento do seu casamento.

E se quer ver mais dicas, aproveite todos os conteúdos no Blog clicando aqui!

Confira também em nosso site , todos os nossos trabalhos!

Um grande Beijo

Vini